quarta-feira, 22 de maio de 2013

Quando o assunto é aminoácidos e  temos como fontes  pesquisas a internet, as nossas informações ficam limitadas aos assuntos correlacionados ao ensino médio e quando há artigos sobre o tema, são complexos e massantes. pensando nisso, essa postagem aprofunda de forma leve e sucinta o estudo dos aminoácido tanto a nível médio, como no nível superior. Bom estudo!
                                            
                                                           OS AMINOÁCIDOS

As unidades fundamentais de todas as proteínas são os aminoácidos α, substâncias nas quais o grupo amino esta localizado no átomo de carbono imediatamente adjacente ao grupo carboxílico. A formula para um aminoácido α é representada de duas maneiras:


 A forma duplamente ionizada, chamada de zwitterion, geralmente predomina em valores de pH aproximadamente neutros. Essa forma resulta da transferência de um próton do grupo carboxílico para o grupo básico amina.

Os aminoácidos diferem entre si na natureza dos grupos R. a figura abaixo mostra as formas estruturais dos 20 aminoácidos normalmente encontrados na maioria das proteínas. Nosso corpo podem sintetizar 10 deles em quantidades ideais para as nossas necessidades diárias.  Os outros dez devem ser ingeridos e são chamados aminoácidos essenciais porque são componentes necessários a nossa dieta.


O átomo de carbono α dos aminoácidos, que carrega tanto o grupo amônio quanto o grupo carboxilato, tem quatro grupos diferentes ligados a ele. Os aminoácidos são, portanto, quirais. A figura abaixo mostra os dois enantiomeros do aminoácido alanina. Por razões históricas, as duas formas enantioméricas dos aminoácidos são normalmente dinstiguidas pelos rótulos D- ( do latim dexter, ‘direita’) e L- ( do latim leavus, ‘esquerda’). Todos os aminoácidos normalmente encontrados nas proteínas são ‘canhotos              ‘, isto é, todos tem configuração L- no centro de carbono ( exceto a glicina, que não é quiral). Apenas aminoácidos com essa configuração no cento de carbono quiral formam proteínas nos organismos vivos.

O estudo dos aminoácidos se complementa com o das proteínas, portanto na postagem sobre, que será sobre as proteínas, voltaremos a abordar e explicar  temas relacionados aos aminoácidos como os seus grupo funcionais, estruturas e ligações peptídicas.

Por Juliano Lemos

Referencias bibliográficas: Quimica – a ciência central – 9ª edição – Brown; LeMay; Burster




Nenhum comentário:

Postar um comentário